iot4bikes_cover.jpg

iot 4 bikes

 

Sobre

São Paulo Lab e Vilsquare convidam para a oficina prática de internet das coisas (IOT)

Se você é maker, curioso, ou curte andar de bicicleta, e quer um computador de bordo para sua magrela, essa oficina é pra você.

Atividade de 20h para interessados em aprender ou desenvolver habilidades em programação e eletrônica, e como aplicá-las em seus projetos de automação através de Arduino.

icons (menor).jpg

objetivos

O objetivo da oficina é duplo: por um lado, queremos ensinar aos participantes a tecnologia de automação e Internet das Coisas na prática, e por outro, ao montarem um computador de bordo customizado pra suas bicicletas, queremos incentivar o uso desse modo ativo de transporte ao criarmos um acessório open source que aprimora a navegação pela cidade e poderá ser replicado por outros ciclistas e makers.

Os participantes irão mapear as informações mais relevantes para serem rastreadas e mensuradas pelos ciclistas enquanto se deslocam e depois programar e montar os dispositivos além de criar um app básico para controlar o dispositivo pelo celular.

No final da oficina, os participantes irão para casa com um dispositivo para suas bicicletas e um conjunto de novas habilidades de programação e design de IOT para desenvolver outros projetos.

iot4bikes-objetivos.jpg
 
aslfn.jpg
 

Dia 1 (duração 3h)

• Introdução da dinâmica do curso e objetivos com Maria Augusta Bueno diretora do São Paulo Lab.

• Breve palestra sobre seu trabalho e aula teórica sobre IOT e arduino com o mentor Obasegun Ayodele.

sdvd.jpg
 

Dia 2 (duração 8h)

• O grupo todo vai colaborar pra construir o protótipo de um dispositivo IOT para a bicicleta trituradora Papa-Galhos do projeto Agro-Gym, coordenado pelo São Paulo Lab numa horta comunitária em São Miguel Paulista.

Através dessa primeira atividade os participantes vão desenvolver habilidades básicas de eletrônica para construir e programar seu próprio dispositivo.

geg.jpg
 

Dia 3 (duração 8h)

• Desenvolvimento individual dos dispositivos:

• montar os componentes eletrônicos

• programar o arduino

• criar e customizar um app básico para o smartphone que fará a leitura dos dados

 

inscrições

quando:

  • 30/08 das 18h às 21h

  • 31/08 e 01/09 das 10h às 18h

onde: são paulo lab (rua agissê, 54)

investimento: R$370 (material incluso)

limíte de vagas: (12 participantes)

nível: iniciante ou intermediário

sobre o mentor

Profile Picture.JPG

Obasegun Ayodele

É engenheiro eletrônico, co-fundador e CTO do Vilsquare - uma empresa de consultoria estratégica em tecnologia e midia digital. Ele dirige o Vilsquare Makers’Hub, através do qual organiza encontros educativos, como o national hackathon series, nos quais reúne jovens de todo o país para gerar soluções de código aberto em ciência e tecnologia com o intuito de melhorar a qualidade de vida em comunidades da Nigéria.